Por Flávia Almeida
O último domingo foi marcado por emoção, reencontros e alegria em Presidente Altino. O bairro celebrou 110 anos de história e, junto com ele, a AMALTINO festejou 10 anos de fundação em uma festa que uniu passado, presente e futuro.
A programação começou com a pedalada do grupo Rock & Pedal, do Dario Monteiro, reunindo moradores de todas as idades. Em seguida, foi exibido o documentário “Altino: Memórias da Imigração”, de Raffa Bitencourt, e aberta a exposição de fotos sobre a trajetória do bairro. A mostra contou com a colaboração de Hagop Garagem, Jorge Kamalakian e Edison Giavarotto e emocionou ao reunir registros históricos, imagens atuais da fotógrafa Paola Eid e dos finalistas do concurso fotográfico Olhares que Contam Presidente Altino.
Foi emocionante ver filhos levando seus pais já bem idosos para revisitar memórias, moradores antigos recordando a infância e novos descobrindo detalhes da história local. A exposição mostrou, em cada retrato, a identidade de um bairro que se transforma sem perder as raízes.

Ao longo do dia, a Feira da Primavera reuniu expositores com produtos e serviços variados, valorizando o comércio local, com participação de moradores e autoridades, como os vereadores Délbio Teruel e Stephane Rossi. O desfile de carros antigos e a revelação dos vencedores do concurso fotográfico completaram a festa, premiando Juvenal da Silva Neto, com “O menino e o cachorro”; Edvaldo Richieri Nuvolari, com “Trens no pátio de Presidente Altino”; e Afonso Robles Petry, com “A Deusa da Aurora” — homenagem a Dona Lídia, do Bazar São Jorge, figura querida e símbolo vivo da identidade altinense.

A entrega dos prêmios foi feita pelos secretários Pedro Sotero (Finanças) e Sérgio Di Nizo (Transportes e Mobilidade Urbana), representando o prefeito Gerson Pessoa.
Outro destaque foi o vídeo que revisitou os 10 anos da AMALTINO, lembrando conquistas da primeira diretoria até a atual gestão, em uma linha do tempo que reforçou a importância da união dos moradores na construção de um bairro melhor.

O parabéns coletivo contou com bolo cenográfico da D’Angeli Doces Personalizados e cupcakes da VeriLuci Doces e Sabores, que adoçaram a confraternização. O clima festivo ainda ganhou charme com um painel para fotos inspirado na praça Dicran Echrefian de 1963, com sua inesquecível fonte luminosa.

As atrações musicais embalaram a festa: Rafael Vitor abriu o palco, seguido da banda Epiphania e, para encerrar a noite, um show acústico da banda CDD Blues. A diversão ficou completa com a presença animada da Carreta Explosão, que levou alegria às crianças e famílias.
E como se a natureza também quisesse participar, uma rápida chuva caiu pouco antes do parabéns. Longe de espantar os convidados, ela inspirou casais a dançarem lindamente na chuva. E, como disse a presidente da AMALTINO, Dra. Salpi Bedoyan: “a chuva sempre vem para abençoar”. E assim foi: breve, leve e sem tirar o brilho da festa, que seguiu firme até o fim, com todos celebrando juntos a história e a identidade de Presidente Altino.

A realização só foi possível devido ao apoio da Prefeitura de Osasco com a estrutura da festa e os comerciantes do bairro, que acreditaram na iniciativa e patrocinaram a comemoração. A participação deles foi fundamental para fortalecer ainda mais o espírito comunitário e mostrar o quanto o comércio local é parte essencial da vida em Presidente Altino.
Mais do que uma comemoração, o dia mostrou o verdadeiro sentido de ser altinense: preservar memórias, fortalecer laços e celebrar juntos o futuro, sem nunca perder de vista as raízes que fizeram de Presidente Altino o bairro que é hoje.











